NIPT

O que é o NIPT e para que serve?

O NIPT, sigla em inglês de "teste pré-natal não invasivo" é a pesquisa de DNA fetal que circula no sangue da mãe durante a gestação. É utilizado desde para detectar o sexo fetal ("sexagem") até para rastreio de alterações genéticas, complementando o rastreio ultrassonográfico no I Trimestre. Deve-se compreender que o NIPT é um teste de triagem ou de rastreio e não um teste diagnóstico.

O NIPT substitui a Amniocentese para cariótipo fetal?

Caso algum teste de rastreio seja "positivo", ou seja, detecte risco fetal aumentado para síndromes genéticas ou mesmo se alguma malformação for detectada no feto, está indicada a avaliação do cariótipo fetal, com pesquisa de material diretamente do meio intrauterino, seja no líquido amniótico, vilosidades coriônicas (na placenta) ou até no sangue fetal, coletado do cordão umbilical. O NIPT, via de regra, não está indicado nesses casos, devido aos seus índices de falsos positivos e falsos negativos. Entretanto seu médico fará a avaliação correta no seu caso e lhe indicará o melhor caminho a seguir.

No caso de gêmeos, o NIPT pode ajudar?

Sim, já existem laboratórios cujo NIPT tem capacidade de diferenciar o DNA dos gêmeos, podendo inclusive detectar uma anomalia genética que acometa somente um gêmeo.

Outro diagnóstico importante que já se pode fazer com esse método especial de NIPT é o de zigocidade, ou seja, se os bebês são idênticos geneticamente ou não.